Shoujo - Nem sempre tudo igual...

quarta-feira, maio 19, 2010

Preciso confessar. Eu amo shoujo, mas odeio livrinho de banca. Mas uma coisa não tem como negar. Se as histórias shoujo dos mangás e animes fossem livros, seriam muito 'livrinho de banca'. Algumas poucas seriam chick-lit teens. Por que? Ora são excessivamente românticas, ora excessivamente voltadas pro drama (geralmente com uma personagem com alguma doença terminal). E ainda tem aquelas heroínas tão bobinhas, que te dá vontade de entrar dentro do mangá e espancar e dizer: "Acorda pra vida!". Outra boa comparação pra shoujo é aquela novelinha Malhação. Tem sempre um triângulo amoroso. Sempre uma vilã tramando tudo pra atrapalhar o namoro dos personagens principais (ou evitar que namorem).

Agora eu te pergunto: Quem leu um shoujo, leu todos? Te respondo: NÃO!
Esse gênero tem seus momentos. Não prometo citar todos estes momentos, até porque não posso me gabar de ter visto ou lido TUDO desde gênero. Mas citarei aqueles que eu sei que não sou a unica que gostou e achou um shoujo muito DIGNO, haha. Te digo quatro que não podem faltar na sua animeteca (?). Contém SPOILERS!



Toradora
Pra quem tá cursando ou cursou há muito tempo o Ensino Médio (colegial), não tem como não se identificar com pelo menos uma das situações tratadas nesse anime. Não, não estou falando do esteriótipos como: "O cara com cara de malvado mas bom de coração" ou "A garota de aparência delicada mas que na verdade é um demônio capaz de quebrar seus ossos". Típico em animes/mangás. Estou falando daquela confusão que nubla sua mente e seu coração com seu primeiro amor. Ou a dor que é se ver gostando de alguém e descobrir que não é correspondida, passando assim a ter apenas uma paixão platônica. Ou então, começar a gostar da pessoa certa, na hora errada, descobrindo que é tarde demais pra ser correspondida. Sim, tudo é intenso nessa época da vida, e são nesses pontos que Toradora me conquistou. Além do que, as situações que Taiga e Takasu passam são hilárias. Para ler a sinopse completa, clique aqui.

Lovely Complex
Ela é alta demais; e ele muito nanico (hoho). Cada vez que Risa e Otani se vêem, começam a implicar um com o outro e discutir. Isso só gera risos entre seus amigos e colegas, e todos os chama por All Hanshin Kyojin (uma dupla de comediantes japoneses, onde um é alto e outro baixo). Aqui nesse anime, além dos primeiros amores fracassados de cada personagem, é mais uma história que ao longo dos capitulos e episódios, a amizade vai se transformando lentamente em amor. Risa tem que enfrentar, além do seu complexo de altura, o fato de estar apaixonada por seu implicante amigo Otani, aquele baixinho. Entre apostas durante o verão pra quem encontra um namorado/namorada primeiro, um consolando o outro pelo fracasso. Um apoiando o outro em seus sonhos pro futuro, o amor acontece. É um dos meus animes e mangás preferidos. O bacana, é que tanto no mangá quanto no anime, a história não termina no primeiro beijo entre os personagens, vai além (no mangá ainda mais). Sim, eu adoro ver um happy ever after. E assim como Toradora, me identifiquei com as situações dos personagens. (oi, você jovem adulto ou adolescente que nunca teve um complexo na vida, seja feliz no seu lar de sonhos). Sinopse completa, clique aqui.

Kimi ni Todoke
Ohhhh eu amei esse anime. Há quem o achei parado demais, mas eu amo. Eu achei o amadurecimento dos personagens e o avanço do enredo no tempo certo. Ok, você que não assistiu e leu isso deve ter percebido que eu tentei mascarar o fato de as coisas nesse anime meio que demoram pra acontecer. Mas não é assim a vida real? Eu achei perfeito. Sawako (ou Sadako? haha) descobrindo um mundo novo graças ao Kazehaya-kun. Tá, deixa eu explicar: Sawako vive em seu mundinho até então, sem amigos ou qualquer outra atividade além de estudar. Não, ela não é uma maniaca no estudo e nem amargurada. É que sua incrivel semelhança tanto na aparência quanto no nome com a Sadako (A Samara original) afasta as pessoas. Ela tem o hábito de murmurar pra si mesma possiveis interações com seus colegas, e eles acham que ela os está amaldiçoando . Ela é simplesmente TÍMIDA demais. E seus colegas são tão noiados que nunca dão uma chance pra ela mostrar o quanto quer ter uma vida de colegial normal. Eis que surge Kazehaya-kun, seu ídolo (ele é adorado por todos, e tem um dom de fazer novas amizades que cativam Sawako. Ela quer ser como ele!). Mas, tchan tchan tchan tchan, ele é apaixonado (em segredo) por ela. E eu adooooro quando na verdade é ELE que é apaixonado por ELA em animes shoujo. Lembra quando eu comentei que shoujo geralmente é tudo igual? Então, quando a situação é inversa, eu adoro e corro pra ver/ler. Então, voltando a história, quando o Kazehaya dá essa oportunidade pra Sawako, ao longo do anime ela vai fazendo novas amizades e com isso, mudando sua fama de 'Sadako' pros seus colegas. É FOFO minna-san! E a arte é linda. Tô começando a acompanhar o mangá agora, então, brevemente mais um artigo dessa história *-*. Sinopse completa, clique aqui.

Itazura na Kiss
É um mangá sem final, pois sua autora Kaoru Tada morreu antes do término do mesmo. Então, ficou a cargo do anime ter um final pra essa história linda demais. Não vou me prender ao enredo, só digo que, como os outros animes citados anteriormente, o que me conquistou nesse anime foi, além das situações cômicas e que você já deve ter vivido, foi o amadurecimento dos personagens. Além do que, anime que vai do colegial à faculdade e mais além, e sem desprender o interesse do telespectador (vulgo otaku/otome) é raro. Esse anime é viciante. Tudo bem, a Kotoko é meio cachorrinho do desprezível Irie-kun (nunca amei e odiei tanto um personagem em shoujo como eu fiz com esse cara. E detalhe: no dorama taiwanês, ele tá igual haha). E a mãe do Irie-kun é completamente surreal (alou? ideal de sogra detected). E como em Lovely Complex, não se limita ao primeiro beijo dos personagens, vai além. E você torce pra um happy ending (que nunca parece ter) mesmo depois de casados. OPA, SPOILER PRA QUEM NÃO VIU! AZAR! EU AVISEI! HAHAHA. Confesso que, eu particularmente adorei quando aquele enfermeiro (eu esqueci o nome e fiquei com preguiça de procurar haha) apareceu efez com que o Irie-kun acordasse pra vida e finalmente desse a atenção que a Kotoko merecia. Resumindo: esse anime tem de tudo: colegial apaixonada e não correspondida, príncipe arrogante que se deixa conquistar, crises de identidade e crises em família, expectativa dos pais pesando nos ombros do filho versus seus verdadeiros sonhos, casamento.. tá parei, muito spoiler =p Sinopse completa, clique aqui.

Todos estes animes, disponíveis para download no animesxgames ;D

4 Comentários:

Camila "Sensei" disse...

Ownn e eu que li todo o post e só final descobri q era vc Lissssss.....adorei eu só nao vi kimi, pq again, nao gosto de shoujo, mas toradora e lovecom são perfeitossss, e tem um outro rodando por ai chamado kaichou maid sama, acho q é isso, muito bom... Perfeitinho o post, ta de parabens pelo Blog

Lis disse...

hahah
Pois é sensei, Kaichou Wa Maid-sama ainda tá no começo, e como eu tô acompanhando o mangá e o anime ao mesmo tempo farei uma review fazendo um paralelo entre os dois. Pelo menos quando o anime terminar, haha.
Será mais um anime com final decepcionante? Aquele final digno que só tem no mangá? HEhe
Ah sensei, dê uma chance e assista KimiTodo. É fofo *.*

Grazzy disse...

eu griloooo com vc
fui lendo ali a introdução e pensando "caracaaaaa" paguei língua de novo
huahuhahauha
adoroo shoujo, alguns, mas ja paguei muita língua com a cultura inútil nos livros de banca e dos teens kkkkkkkk
aiai
mas adorei a sua lista, vou anotar aqui e baixar assim que possível
adoro o blog , apesar de sempre esquecer de comentar --' kkkk
bjus Lis

Ukimi disse...

Poxa eu já li muito shoujo, mas hoje em dia não me passa mais hauhaha, hoje estou mais para josei/seinen.
Sei lá porque mais me desencantei,tbm gostava de ler aqueles romances de banca clássico historico, mas hoje leio nada desse estilo, apesar de as vezes bater uma vontade!!! Mas sempre preferi os shoujos com magia, de vida comum sempre tive preguicinha de ler com exeçoes de alguns claro cof cof rsrsrs
Bjs

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB