Se é pra assistir filme DUBLADO, pq estou pagando tv a cabo mesmo...?

segunda-feira, outubro 24, 2011

Caro leitor, se você faz parte da parcela da população que paga para uma tv de qualidade, me responda: Está satisfeito com o serviço? Nós pagamos por melhor qualidade de imagem, conteúdo diversificado, áudio original, legenda satisfatória, bom atendimento e SEM propagandas. Mas não é isso que acontece. Há anos o compromisso dos canais não é mais com o assinante e sim com o anunciante.



Jack Bauer dublado. E nem é na Globo
Em 2007 o Canal FOX inaugurou a dublagem forçada nos canais de séries: no meio da então atual temporada, eles simplesmente dublaram toda a programação sem prévio aviso. Ok, o canal oferece troca de áudio (inglês/português) e legenda (close caption). Mesmo a legenda falhando muitas vezes, o canal encontrou seu lugar para aqueles que preferem o áudio original e para aqueles preguiçosos que não suportam legendas.

Infelizmente, segundo pesquisas, programação dublada dá mais audiência. Portanto não é de se surpreender que cada vez mais canais da tv paga estão trocando a sua programação (ou parte dela) apresentando seus programas dublados.

Sim: você que gosta de ver suas séries com áudio original e legendas é minoria e eles sabem disso, conforme apontam as pesquisas. Mas em vez de dar ao assinante a opção (com exceção da FOX e outros poucos canais), empurram a dublagem goela abaixo de quem quer que esteja assistindo.
Antigamente eram profissionais que dublavam, e tinham que ser ATOR registrado (DRT)
Como os canais de série geralmente fazem parte dos pacotes mais básicos das operadoras (e muitos sequer têm qualidade digital ou em alta definição), o público alvo destes exibidores é o assinante que prefere ver dublado ou que sequer se importa. E pra quê investir em tecnologia para oferecer trilha original e legendas? Esse é um custo que eles não querem e não vão arcar. Por isso, a dublagem é o novo padrão da TV paga e são poucas as emissoras que oferecem alternativa. Nos canais de filmes, apenas os assinantes premium podem desfrutar deste serviço. Canais como TNT, Megapix e Space (inclusive os HD) estão e sempre estarão dublados. Até mesmo alguns canais Telecine, como o Fun e o Pipoca estão assim por padrão e não há opção, mesmo você tendo que pagar mais para vê-los. A HBO HD e o MAX HD (canais caríssimos), em alguns filmes simplesmente não oferecem a opção de inserir legendas.

Aliás, o mercado de TV por assinatura do Brasil conta com um acréscimo de 23,8%, entre 2010 e 2011. O maior crescimento foi registrado na classe C, que foi a que mais se beneficiou com o crescimento econômico brasileiro. Porém, uma boa parcela desses assinantes ainda não está familiarizada com as novas tecnologias, ou seja, eles não sabem o que é HD.

The Office agora é dublado
Mas voltando a questão da dublagem forçada, o mais novo canal a trocar sua programação no meio da temporada é o FX. Há a opção de SAP, mas PASMEM, não há legendas em português. O Sony Spin estreou a poucos meses a sua programação apenas com áudio dublado também.
Se você paga por um serviço mensalmente, você deveria ser consultado não? Ao menos ter a opção de legenda deveria ser regra, já que a troca de áudio pode ser feita na maioria dos canais.
Se o canal que você PAGA não te dá a opção de ver com áudio original e legendas, BAIXE! Ou cancele o serviço. Não dê audiência e nem mais dinheiro para quem não te respeita como consumidor.

Fontes para este artigo: Ligado em série e Techtudo

0 Comentários:

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB